top of page
  • Foto do escritorACEAPP

SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE

As joias de Pirenópolis são feitas  manualmente respeitando os três princípios da sustentabilidade, o econômico, o social e o ambiental



Produzidas individualmente em cada atelier, com critérios e valores estabelecidos pelo coletivo de joalheiros associados, estas joias possuem valor agregado por respeito ao meio ambiente em sua execução.


A prata utilizada é  reciclada de lixo dos atelier, de filmes de radiografias e equipamentos eletrônicos. A água  da lavagem das peças não é descartada no solo. Os resíduos de prata e outros metais nela existentes são reaproveitados por empresas especializadas nesta reciclagem.
A atividade joalheira de Pirenópolis sustenta diretamente 150  famílias. Indiretamente contribui para a geração de empregos no setor turístico ao atrair visitantes para conhecer e consumir estas joias que conquistaram o IG de Procedência.
Evitar o desperdício e a necessidade de importação do metal, contribui para a estabilidade de seu preço. Pedras preciosas brasileiras ou estrangeiras usadas em sua produção possuem origem de extração confiável.
A formação técnica em joalheria artesanal para jovens da região passou a ser uma prioridade para a ACEAPP como forma de preservar nossa cultura e tradição joalheira.


96 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
SELO_CORTADO_edited.png
bottom of page