
ACEAPP
SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE
As joias de Pirenópolis são feitas manualmente respeitando os três princípios da sustentabilidade, o econômico, o social e o ambiental

Produzidas individualmente em cada atelier, com critérios e valores estabelecidos pelo coletivo de joalheiros associados, estas joias possuem valor agregado por respeito ao meio ambiente em sua execução.
A prata utilizada é reciclada de lixo dos atelier, de filmes de radiografias e equipamentos eletrônicos. A água da lavagem das peças não é descartada no solo. Os resíduos de prata e outros metais nela existentes são reaproveitados por empresas especializadas nesta reciclagem.
A atividade joalheira de Pirenópolis sustenta diretamente 150 famílias. Indiretamente contribui para a geração de empregos no setor turístico ao atrair visitantes para conhecer e consumir estas joias que conquistaram o IG de Procedência.
Evitar o desperdício e a necessidade de importação do metal, contribui para a estabilidade de seu preço. Pedras preciosas brasileiras ou estrangeiras usadas em sua produção possuem origem de extração confiável.
A formação técnica em joalheria artesanal para jovens da região passou a ser uma prioridade para a ACEAPP como forma de preservar nossa cultura e tradição joalheira.
#inpi#propriedade intelectual#associação#indicação geográfica #Pirenópolis #joia artesanal #escoladeourives #ourives#ourivesaria#joalheria#Joalheriaautoral#designerdejoia#joalheriaartesanal#buril#burilamento#fundomineral#joiasdePirenópolis#joiasdepiri#Pirenópolis #ig da prata #ACEAPP