• ACEAPP

TRADIÇÃO JOALHEIRA DA CAPITAL DA PRATA

Pirenópolis é a referência da jóia em prata produzida artesanalmente em todo o Brasil. A tradição cultural de uma comunidade sempre tem início com uma boa história. A nossa não é diferente.



O Instituto Nacional da Propriedade Industrial reconheceu a notoriedade da região goiana na fabricação de joias artesanais em prata.

Talvez você conheça Pirenópolis apenas como uma cidade turística e histórica do estado de Goiás e nunca soube que ela é também considerada a “Capital da Prata”.


A TRADIÇAO JOALHEIRA DE PIRENÓPOLIS


A cidade histórica de Pirenópolis (GO), a 150 km de Brasília, atrai visitantes por vários motivos. Cachoeiras a perder de vista, arquitetura colonial, boa gastronomia e atrações culturais fazem de Pirenópolis um dos destinos mais visitados do Brasil. Não bastasse tudo isso, a cidade ainda é conhecida como a capital da prata por suas belas joias artesanais. Em 2020 a fama está oficializada, com a concessão da Indicação Geográfica pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).


UM LEGADO DOS ANOS 1970

Tudo começa no final da década de 1970 e início de 80 quando a Cooperativa Agro Artesanal Terra Nostra se instala em terras do cerrado perto do povoado do Bom Jesus,  para viverem uma experiência coletiva de vida alternativa e trabalho.Alguns deles já dominavam técnicas próprias desta  arte milenar da ourivesaria e passaram a viver deste ofício e a ensiná-lo a jovens da região. Nos anos seguintes, com a chegada de outros artesãos joalheiros na cidade  abrindo seus ateliês e formando outros jovens profissionais, a joalheria passou a ocupar espaço econômico importante no município gerando trabalho e renda. O município chegou a ter perto de uma centena ateliês com uma grande produção artesanal em joias que eram vendidas nas cidades balneárias do Nordeste e Sul do país, em Brasília e no exterior. Mesmo depois da comunidade se desfazer e as terras serem divididas entre seus membros, alguns preferiram continuar aqui e abriram as primeiras lojas ajudando assim a estruturar a nova atividade turística. 


Com a expansão do turismo em Pirenópolis a cidade tem atualmente cerca de 12 lojas no Centro Histórico e aproximadamente 150 artesãos joalheiros no município trabalhando em ateliês  criando joias em prata e gemas naturais que encantam  quem visita a cidade ou as conhece em exposições pelo Brasil a fora.



Essas peças, além de terem desenho e técnicas de fabricação específicas da nossa região, são sustentáveis. São  reconhecidas por ter estilo característico resultante da mistura de várias técnicas e estilos da rica  joalheria tradicional da Espanha, Portugal, Turquia, Índia e países da América Latina. 





#inpi#propriedade intelectual#associação#indicação geográfica #Pirenópolis #joia artesanal #escoladeourives #ourives#ourivesaria#joalheria#Joalheriaautoral#designerdejoia#joalheriaartesanal#buril#burilamento#fundomineral#joiasdePirenópolis#joiasdepiri#Pirenópolis #ig da prata #ACEAPP





113 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
SELO_CORTADO_edited.png